A Cidade

Carmo do Rio Claro é o mais completo município do Sul de Minas em termos de diversidades em atrativos turísticos. Considerada a capital mineira do artesanato pelos belos trabalhos em tear manual e doces de frutas esculpidos à mão, a cidade também oferece uma gastronomia peculiar com seus peixes, cachaças, queijos e cerveja artesanal. 

Banhada pelo “Mar de Minas”, Carmo do Rio Claro é a maior área alagada pelo Lago de Furnas, com 212km², e atrai visitantes para Pesca Esportiva e Passeios em cenários paradisíacos que levam a magníficas cachoeiras que caem sobre o Lago de Furnas. 

De um povo marcado pela fé, Carmo do Rio Claro mantém tradições como tapetes de Corpus Christi, Folias de Reis e a Cia. de Menino Jesus. Na Serra da Tormenta, a 1.287m de altitude, encontra-se a igrejinha N.Sra. da Aparecida e no sopé da montanha, a barroca Capela N.Sr. dos Passos. Às margens do Lago de Furnas, no Distrito do Itacy, está o Santuário do Bom Jesus dos Aflitos.

São visitas obrigatórias para quem procura um turismo cultural o Museu Arqueológico Antônio Adauto Leite, um dos maiores acervos indígenas da América Latina, com cerca de 3 mil peças e utensílios encontrados em mais de 100 sítios arqueológicos localizados na região; Fazenda Água Limpa do séc. XIX, que oferece visita monitorada mediante reservas; Parque Pedra Molhada, uma sequência de cachoeiras e piscinas naturais. 

A região montanhosa propicia aos amantes de aventura, cenários perfeitos para a prática de Vôo Livre com rampa natural para decolagem na Serra da Tormenta, Trekking, Mountain Bike, Motocross e Trilhas.

Carmo do Rio Claro é realmente um lugar a se conhecer!

Carmo do Rio Claro
Carmo do Rio Claro
Carmo do Rio Claro