Circuito Turístico Nascentes das Gerais

Criada no ano de 2001, a Associação do Circuito Turístico Nascentes das Gerais , nasceu com a missão de promover o desenvolvimento sustentável do turismo da região, preservar e proteger seu meio ambiente e os seus aspectos culturais peculiares.
Sua sede oficial fica na cidade de Cássia, e sua sede administrativa está localizada em Passos, por ser a cidade-pólo e estar estrategicamente localizada em relação aos atrativos turísticos e aos demais municípios. Hoje o Circuito é composto por treze municípios, sendo eles: Capitólio,Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis,Guapé,Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Claraval, Alpinópolis, São José da Barra e São João Batista do Glória e Piumhi.
 
O Circuito Turístico Nascentes das Gerais, banhado em uma parte pelo Lago de Furnas e outra pelo Lago de Peixoto, guarda uma diversidade de tesouros ecológicos. O “Mar de Minas”, como é conhecido o lago, foi formado artificialmente por conseqüência do represamento das águas dos rios Grande e Sapucaí, entre outros. Furnas mudou a paisagem local; cidades e matas foram
inundadas, dando lugar a cânions, cachoeiras e ilhas. Uma paisagem que se recriou, mas um povo que manteve sua religiosidade e tradição.
 
Carmo do Rio Claro o mais completo município do Sul de Minas em termos de diversidade em atrativo turístico. Assim se define o Carmo. Turismo Rural, Aventura, Compra de Artesanato e Náutico são alguns dos exemplos. Passeios de barcos no Lago de Furna emoldurado por serras verdejantes com cachoeiras somente acessíveis por barco. Considerado A Capital Mineira do Artesanato pelos belos trabalhos em tear manual e doces bordados. Altivas Serras de até 1.287 m de altitude próprias para a contemplação e ao vôo livre. À tardinha achegue-se num dedo de prosa junto do fogão de lenha para escutar um causo, e saborear uma quitanda.
 
Natureza, sossego, adrenalina, cultura, história, religião, festas, compras, baladas, e muito mais. Neste preservado e encantado recanto de Minas Gerais, privilegiado pela abundância de água, pelos seus deslumbrantes recursos naturais, pela sua cultura diversificada e pela hospitalidade de sua gente, está o Circuito Turístico Nascentes das Gerais.
 
Presidente: Luiz Carlos de Padua
Vice: Alex Cavalcanti Gonçalves
Gestor: Kleyber Jorge da Silveira
Endereço: Avenida Arlindo Figueiredo 1001 box 13 - Passos/MG 
Telefone: (35)3522-6051